Livros

Aqui você encontrará os livros publicados por Jones Manoel. 


Cinismo e a morte da esquerda brasileira

O intuito deste livro, a partir de uma leitura diagnóstica, mas sem perder o horizonte prognóstico, é pensar se é isso que queremos como esquerda? Será que quando olhamos à nossa volta – e não só as outras organizações, hegemônicas ou não, mas para nossa própria atuação e nossa organização – conseguimos de fato vislumbrar um horizonte, para além dos chavões de que o “socialismo cresce” e que “venceremos”, que nos faça ver e acreditar como real, como a água que bebemos e o ar que respiramos, que há um mundo para além da barbárie que a humanidade se meteu?

Compre aqui

A negação do Brasil negro

Neste novo livro, Jones Manoel traça um paralelo intelectual e militante entre os dois pensadores, revelando o racismo e o reacionarismo subconsciente que ronda a sociologia crítica. Além disso, debate a produção teórica de Alberto Guerreiro Ramos: um dos grandes nomes da sociologia e nacionalismo brasileiro, figura destacada nos confrontos teóricos e políticos das décadas de 1950 e 1960. Na obra de Guerreiro Ramos podemos encontrar um projeto de Brasil que foi derrotado com o golpe empresarial-militar de 1964 – o então deputado Guerreiro Ramos foi cassado – e trazendo esse passado de volta ao debate, resgatar a necessidade de um projeto para o século XXI da Revolução Brasileira!

Compre aqui!

A batalha pela memória

“A batalha pela memória – reflexões sobre o socialismo e a revolução no século 20”, do historiador, militante e comunicador Jones Manoel é uma coletânea de artigos, em sua maioria inéditos, que tratam de aspectos centrais do retrato distorcido fornecido pelos “vencedores” do século passado: o papel histórico de Stálin, o revisionismo histórico acerca do pacto de não-agressão germano-soviético, a leitura de Rosa Luxemburgo como uma “socialista democrática”, a importância de Mao Zedong e da Revolução Chinesa na história do socialismo, o papel do leninismo nas lutas anticoloniais, especialmente em África, o papel democrático dos comunistas ao longo do século passado no Brasil e em todo mundo.

Compre aqui!

Pátria socialista ou morte

Através de pensadores fundamentais do movimento revolucionário do continente, o livro Pátria socialista o ou morte: marxismo latino-americano e caribenho propõe debater os aspectos e os caminhos teóricos e práticos para superar a condição de dependência e exploração que vivem os povos da Pátria Grande latino-americana.

Compre aqui!

Revolução Africana

Atravessando três décadas de luta revolucionária na África, os artigos desta antologia permitem uma visão não apenas de diversas experiências políticas, mas de toda a riqueza e variedade do pensamento marxista africano – apresentado pelos textos e discursos de seus representantes mais radicais. Entre os autores estão Frantz Fanon, Kwame Nkrumah, Amílcar Cabral, Eduardo Mondlane, Samora Machel, Agostinho Neto, Thomas Sankara e Samir Amin.

Compre aqui!

Raça, classe e revolução

Reunindo escritos inéditos em português do Partido dos Panteras Negras, Jovens Senhores, Boinas Marrons, Jovens Patriotas e movimentos dos povos asiáticos e indígenas nos EUA, o livro Raça, classe e revolução – A luta pelo poder popular nos Estados Unidos é uma arma no combate a esse antirracismo liberal, que busca se apropriar e neutralizar o legado revolucionário e radicalmente anticapitalista da Coalizão Arco-Íris – um antirracismo socialista e adversário declarado do antirracismo de mercado.

Compre aqui!

Colonialismo e luta anticolonial

Coletânea sobre colonialismo, imperialismo e luta anticolonial. Os temas do racismo e dominação colonial são expostos, revelando uma perspectiva histórica do desenvolvimento do capitalismo sob hegemonia dos EUA. Um olhar profundo da relação entre o marxismo e a luta anticolonial e anti-imperialista.

Compre aqui!